quarta-feira, 21 de março de 2012

Planejamento para seus futuros filhotes .

Qual de nós não tem um imenso prazer quando nossos exemplares se procriam ? Qual de nós não fica contentíssimo  ao receber novos peixes ? Desde o mais novo aquarista ao mais experiente há uma grande alegria em reproduzir aqueles cujos quais dedicamos tempo , esforço , aprendizado , cuidado e investimento .

Pois bem , mas como muitos sabem , grande parte dos aquaristas (principalmente iniciantes) reproduzem seus exemplares de forma irresponsável , sem ao menos ter preocupação com o que vão alimentar os filhotes , onde vão morar , quais as necessidades da espécie , como farão para manter a maior parte das crias vivas . Isso vem acontecendo com muita frequência e meu objetivo nesse post é ajudar aos interessados em uma boa reprodução a se planejarem antes da vinda dos novos peixes .

O princípio deste artigo não é explicar os processos de reprodução , e sim ajudar a planeja-la para que quando os filhotes chegarem eles já tenham seu próprio lugar , sua alimentação e suas necessidades organizadas e planejadas para serem supridas de forma responsável e adequada . Pegarei o Betta Splendens como exemplo para essa matéria .

         Planejando o futuro lar dos filhotes .

Como todos sabem , filhotes são bem mais frágeis que os adultos , o que é extremamente natural , portanto há a necessidade de uma atenção maior e mais detalhada à respeito de tudo que envolve a boa criação dos mesmos , atenciosidade no local onde estarão hospedados é o primeiro passo . Faz-se necessário então o uso desses equipamentos :


  • Aquário de 60 litros ; 
  • Filtro externo ;
  • Esponja de filtro ;
  • Termostato ;
  • Compressor de ar .


Recomendo um aquário de 60 litros com bastante vegetação e para melhorar na hora de fazer as manutenções necessárias é bom que não coloque nenhum tipo de substrato ou cascalho , assim facilitamos a limpeza , mas isso vai de cada um , contanto que garanta a qualidade da água está bom . O aquário de 60 litros permitirá que ao ver que os alevinos já atingiram um tamanho considerável para que possamos caracteriza-los como machos e fêmeas , no caso do Betta isso é importante pois sabemos que é um peixe extremamente territorialista e pode causar problemas na convivência com outros machos . Percebendo-se as diferenças o dono conseguirá separa-los .

O filtro evitará que ocorram variações na qualidade da água e permitirá que doenças catastróficas se alastrem pelo aquário e atinjam os filhotes , prevenindo doenças que possam futuramente causar-lhes dano e até morte .

A esponja serve para amenizar a correnteza da água , isso serve para evitar um estresse excessivo nos filhotes ou deformidades , coloca-se a esponja na saída do filtro para que a correnteza seja amenizada , no caso se o aquarista preferir ele pode colocar o nível da água correspondente à saída de água do filtro , mas eu recomendo que usem a esponja mesmo assim .

O termostato serve para manter a temperatura equilibrada , ele é um dos equipamentos fundamentais pois não permite variações de temperatura , tais variações poderiam promover a um choque térmico que levaria os peixes a adoecerem ou morrerem .

O Compressor de ar serve apenas para melhorar a oxigenação da água , ele é opcional pois o filtro também se encarrega desta função , mas se preferir pode usar o um compressor bem fraco , é importante também uma água bem oxigenada pois evita o aparecimento de bactérias e organismos oportunistas que levam os peixes à morte e principalmente alevinos , lembrando também que até o 25º ao 30º dia de vida os Bettinhas ainda não desenvolveram o órgão Labirinto que é utilizado para capturar ar atmosférico e por isso é necessária a oxigenação na água .

      Planejando as manutenções do aquário , um passo bem importante .

Planeje bem as suas manutenções , elas serão um passo importante para que seus alevinos cresçam saudáveis , TPA's , sifonagem e outros tipos de limpeza são essenciais , elas ajudam à retirar dejetos do fundo do aquário como fezes e restos de alimentos , proporcionam uma água livre de poluentes que ajuda ao crescimento rápido e sadio .

Alguns aquaristas utilizam métodos diferentes para manter a água sempre limpa , afirmam que a água sem poluentes ajuda no crescimento e na saúde do peixe , alguns fazem trocas parciais dia a dia , outros de 2 em 2 dias , outros de semana em semana e por aí vai , cabe a você entender que essas manutenções devem ser feitas com objetivo de manter a água livre de poluentes e por isso é importante uma manutenção regular e determinada . Logo irá perceber a diferença de manutenções planejadas do que uma coisa feita de última hora apenas por necessidade .

      A alimentação , se bem planejada , eficiente será .

Prepare uma lista de alimentos alternativos e alimentos que serão usados como base para os filhotes . Prepare uma dieta planejada e preparada para eles , estude as melhores formas de conseguir alimentos vivos necessários para o bom desenvolvimento deles , esse passo é para mim o mais importante pois o futuro deles depende muito da alimentação . Escolha alimentos ricos em proteínas e minerais , faça tudo certo para que quando for alimentar , não entre em desespero pois não havia preparado nada .

Alguns alimentos usados para alevinos :


  • Infusórios ;
  • Microvermes ;
  • Pequenas larvas de mosquito;
  • Náuplios de Artêmia salina .
Esses são apenas alguns dos diversos alimentos , dei este exemplo pois seriam esses os escolhidos por mim , escolheria também uma ração de boa qualidade , que lhes servirão de base alimentar .

Após todos esses processos está na hora de reproduzi-los :


Boa sorte ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário