domingo, 19 de fevereiro de 2012

Apresentação da espécie- Betta Splendens

Olá
Bom primeiramente meu nome é João Paulo Maron...
Esse blog, primeiramente, é um blog sobre bettas e ao aquarismo responsável. Serão postadas aqui dicas de como cuidar do peixe e de seu bem-estar,


estarei falando à respeito do Betta Splendens, um peixe muito conhecido, e posso afirmar também que é muito guerreiro para sobreviver em condições inadmissíveis, pois bem vamos agora conhecer um pouco do Betta Splendens .


Origem  :Betta splendens, Peixe-de-Briga (Brasil), Combatente ou Peixe Lutador (Portugal), Pez Luchador de Siam (Espanha), Kampffisch (Alemanha), Siamese Fighting Fish (EUA), ou simplesmente Betta
é um peixe originário da bacia do rio Mekong, na península Malaia (China, Mianmar, Laos, Camboja, Vietnã e Tailândia), sudeste Asiático.
O nome Betta teve origem numa tribo guerreira nativa do Sião, os "Ikan Bettah", e o splendens tem sua origem no latin, splendore.

Em 1849, Cantor foi o primeiro a descrever o peixe cientificamente, como Macropodus pugnax, mas em 1909 o ictiologista americano Tate Regan percebe que já havia espécie com esse nome e a rebatiza com o nome atual, Betta splendens.
Entre os peixes ornamentais de água doce, os Betta splendens são considerados os mais bonitos. Na forma selvagem, são bem diferentes, possuem cauda curta e cores opacas.
Em 1896, ocorre a primeira introdução desse peixe no aquarismo da Alemanha e em 1910, nos EUA. Desde então, cruzamentos sucessivos buscando selecionar certas cores e formas fizeram surgir inúmeras variedades linhagens.



Temperamento : O Betta Splendens é um peixe territorialista na maioria das vezes , não convive com os outros machos de sua espécie , com as fêmeas eles podem até conviver mas necessita-se de um método para que ele se acostume à presença das fêmeas , na natureza a reprodução acontece nas cheias quando as poças se enchem e ocorre o encontro do macho com a fêmea .


Condições habitáveis em cativeiro : Seu habitat natural é em charcos e plantações de arroz (águas de pouca ou nenhuma correnteza, com baixos níveis de oxigênio) e sua alimentação é basicamente de mosquitos, larvas e vermes, encontrados em abundância nesses locais.


O Betta vive muito bem em cativeiro quando alimentado corretamente e quando o aquário tem seus níveis com padrões não variáveis , como PH , temperatura e etc ..
PH : Entre 6.8 a 7.4 , preferencialmente 7.0 (neutro)
Temperatura : de 27 a 29 °C
Tamanho na fase adulta : 6 cm


Curiosidades:


Este peixe tem a particularidade de respirar o ar atmosférico, graças a órgãos chamados de labirintos, que fazem com que o ar passe bem próximo da corrente sangüínea dele, proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão.

Durante a época de reprodução os machos defendem seu território formado em redor de um "ninho-bolha", que eles próprios constroem e mantêm. As fêmeas visitam os machos que as cortejam até estas libertarem os ovos. Em seguida e após a fertilização, os machos colocam os ovos no ninho e expulsam as fêmeas do território.

Em geral as fêmeas são pacíficas, e os machos só são agressivos com outros machos da mesma espécie (freqüentemente lutando até a morte). É um peixe muito resistente.






                                         Betta Red Dragon HMPK- Macho


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino:
Animalia
Filo:
Chordata
Subfilo:
Vertebrata
Superclasse:
Osteichthyes
Classe:
Actinopterygii
Subclasse:
Neopterygii
Infraclasse:
Teleostei
Superordem:
Acanthopterygii
Ordem:
Perciformes
Subordem:
Anabantoidei
Família:
Osphronemidae
Gênero:
Betta
Espécie:
Betta splendens




Bom pessoal , aqui está uma pequena apresentação de nosso amigo , até a próxima .




Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário