segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Criando um Bettário .

                                                     Criando um Bettário


Muitas pessoas caem no engano em pensar que Bettas podem viver bem em um aquário com litragem mínima , já vi casos de Bettas em copos de 500 Ml , será que ele vive bem dessa forma ? A resposta é NÃO , um Betta não vive nessas condições , ele sobrevive .

Para montar um lar habitável para nosso peixe é necessário um aquário de no mínimo 12 litros , com os ornamentos e plantas naturais que o Betta ama , ou se for do goto da pessoa usar plantas plásticas de qualidade que não machuquem os Bettas e as suas nadadeiras sensíveis .

Primeiro passo : Escolhendo o material da montagem .


Devemos então escolher o nosso material para a montagem , a lista inclui :
Um aquário de no mínimo 12 litros 
Filtro externo com saída de 5 a 8 x a litragem real do aquário
Termostato para equilíbrio de temperatura 
Ornamentação ( plantas , substrato e etc )


Segundo passo : Montando .


Um aquário para que esteja em condições habitáveis necessita de uma boa montagem e que ela seja favorável às condições do Betta , então após enchermos o aquário e montarmos ao nosso gosto é a hora de iniciar o processo chamado Ciclagem , leiam este artigo de um site ótimo : http://www.aquahobby.com/articles/b_ciclo.php

Uso dos equipamentos :

Termostato : O termostato é um aquecedor ajustado para manter a temperatura desejada do aquarista , ele mantém a temperatura em equilíbrio e ajuda a mesma a não variar , para o Betta nós escolhemos em uma temperatura entre 27 a 28°C de preferência , assim evitaremos que a temperatura do aquário varie com a temperatura ambiente .


Dica : mantenha a tampa do aquário fechada , o Betta retira ar da atmosfera utilizando um órgão chamado labirinto , os peixes assim como o Betta que possuem esse órgão que utilizam para essa função , portanto mantendo a tampa fechada evitará que o Betta absorva ar atmosférico de temperatura diferente da do aquário , evitando assim um choque térmico contínuo .


Filtro Externo : O filtro externo é o coração do aquário , as bactérias nitrificantes se fixam nele em um grande número , supomos que a litragem real do seu aquário seja de 20 litros , o filtro deverá ser usado em L/h , de 5 a 8 x a litragem real do seu aquário , mas temos um porém , o filtro gera grande correnteza e sabemos que os Bettas detestam águas movimentadas , aí vem a dica .


Dica : Acoplamos então uma esponja ( não essas de lava-louças ) as esponjas que se usam em filtros , normalmente elas tem uma cor escura , então assim que você acoplar a esponja na saída de água do filtro a correnteza será quebrada e seu Betta e sua filtragem não serão prejudicados , podemos usar também a metade de uma garrafinha plástica na saída do filtro ou podemos usar também a lã perlon que faz a mesma função .


Ornamentação : A ornamentação varia de seu gosto logicamente , mas recomendamos que usem a mais natural possível pois além de deixar o aquário esteticamente bonito ajuda também a equilibrar o sistema de seu aquário , os mais experientes fazem até plantados para Bettas , mas como na maioria das vezes o aquarista quer uma montagem bonita e ao mesmo tempo prática eu darei algumas dicas por experiência própria .

Flora

 Existem muitas plantas bonitas e de cuidado fácil , permitindo assim uma boa montagem e também prática , as plantas a seguir tem um cuidado fácil e beleza também :

Musgo de Java : Carpete excelente que nos dá beleza e facilidade , a única preocupação é com seu crescimento rápido , obrigando ao aquarista fazer podas às vezes .

Rabo de Raposa : Não possui raiz e pode ser utilizada presa ou flutuando , seu crescimento também é rápido , o Betta gosta de repousar sobre ela à noite .

Elódea : Resistente e pode ser fixada no substrato , também é uma planta de crescimento rápido .

Cabomba : Exuberante , seu crescimento é mais lento que o das outras e é a planta mais exigente entre as demais citadas , não que ela seja uma planta complicada , sua beleza compensa os cuidados do aquarista .

Substrato

O substrato é a outra parte da montagem , existem n substratos possíveis a serem utilizados em Bettários , darei alguns exemplos :

Cascalho de rio : O cascalho é normalmente o mais usado em Bettários , existe granulometria baixa , média e alta , ele deixa um aquário com uma aparência bem natural e combina bem com as plantas .

Basalto : Um belo substrato também , sua cor forte dá um belo destaque entre o substrato e a flora , também é bastante utilizado .

Areia de Construção : Pouco usada nos Bettários , mas não deixa de ser uma boa opção , mas o complicado é trata-la de maneira correta , deve-se lavar bem e ferve-la e também verificar se ela possui poder alcalinizante , se tratada e usada corretamente forma um  loyout excelente e ajuda na limpeza do aquário na sifonagem pois os restos de comida e fezes ficam na superfície da areia .

Areia de Filtro de Piscina : Essa areia já vem tratada e é excelente , não é tóxica e é bem mais prática que a Areia de construção na questão limpeza e tratamento , ela forma um belo loyout também e ajuda na limpeza do aquário da mesma forma que a de construção .

Bom pessoal , esta foi mais uma publicação do nosso blog , até a próxima .


O link utilizado nessa publicação pertence ao www.aquahobby.com  do fórum A Era de Aquários .





Nenhum comentário:

Postar um comentário