quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Doenças Comuns em Bettas

Olá , Boa noite , estarei postando aqui novamente à respeito de um assunto muito sério que deixa criadores muitas vezes desmotivados e aborrecidos , as doenças e seus efeitos nos Bettas e em outros peixes , como todos sabem , assim como qualquer outro ser vivo , os peixes podem adoecer devido à problemas em seu nascimento , condições de vida e sua criação , as doenças variam em cada caso podendo ser resolvidas com um simples tratamento ou em outros casos não ter jeito , postarei aqui algumas doenças que normalmente atingem nossos peixes e principalmente o Betta que apesar de ser considerado um peixe resistente tem suas limitações assim como qualquer outro peixe .

Vamos às doenças por ordem e explicaremos seus efeitos nos nossos animais e seu possível tratamento para sua resolução , vamos separar em quatro tipos de doenças :

1. Doenças genéticas ou congênitas ;
2. Doenças causadas por parasitas ou fungos ;
3. Causadas por bactérias ou vírus ;
4. Causadas pro problemas na água ;


Doenças genéticas ou congênitas


São doenças provenientes desde o nascimento dos peixes , podem recebe-las de seus pais ou de um cruzamento mal feito entre os mesmos onde ocorrem mutações graves , sua cura é praticamente impossível Aparecem quando não tomamos precauções na hora de realizar cruzamentos , ou seja , na hora de escolher os indivíduos para o acasalamento , não escolhemos com seriedade nem queremos saber se os peixes tem alguma proximidade familiar fazendo surgir problemas com a consanguinidade que resulta normalmente nos seguintes problemas :


  • Deformações corporais , nas nadadeiras que ficam normalmente retorcidas ou às vezes uma maior que a outra  , na espinha dorsal  onde ocorre uma deformidade ;
  • Problemas com a bexiga natatória  , o que promove à dificuldade do nado do peixe ;
  • Tumores , os externos se espalham por todo o corpo do peixe até toma-lo pro completo e causando a sua morte aos poucos . Os internos fazem apresentar alterações em seu metabolismo , é mais complicado de diagnosticar e normalmente quando descoberto já é tarde demais .
  • Mudanças de cor ;
  • Esterilidade e vida curta ;
  • Peixes siameses , nascem unidos pela cabeça ou por outra parte do corpo .
Enfim , dados esses problemas é necessário atentar-se à essa questão da escolha dos pares para cruzamento , observe bem as suas matrizes a fim de diagnosticar qualquer dano ou se são peixes irmãos para evitar a consanguinidade , que normalmente é o maior fator dessas doenças mencionadas .

Doenças causadas por parasitas ou fungos

Normalmente essas doenças são causadas por organismos oportunistas que se aproveitam de fatores que levam à baixa do sistema imunológico do peixe , tais fatores podem ser : Estresse , má alimentação e parâmetros de água estáveis que levam ao adoecimento do peixe . Alguns exemplos de doenças :


Costia : Falta de apetite , manchas esbranquiçadas , ramificações vermelhas nas nadadeiras , é aconselhável que use um parasiticida  .


Oodinum Pillularis   : É um parasita perigoso , pode devastar um aquário em poucas horas . O primeiro sintoma é falta de apetite , depois a respiração torna-se ofegante ( asfixia ) , os peixes vão à superfície e ficam desequilibrados . Pode haver nas escamas um brilho fraco , como veludo . Use um bom fungicida , parasiticida ou oodinicida comercial .

Achyla  : Fungos , manchas brancas ou tufos semelhantes a algodão . Deve ser tratada com um bom fungicida comercial ou até verde de malaquita na proporção de duas gotas por quatro litros d'água .


Ictio : Esse sim um problema sério com Bettas , em minha criação já perdi alguns exemplares da espécie devido este parasita , os sintomas são pequenos pontos brancos no decorrer do corpo até as nadadeiras , essa doença pode ser tratada com azul de metilênio nos casos mais graves quando normalmente ela atinge as guelras dos peixes e os asfixiam , o tratamento mais viável seria aumentar a temperatura para 30 °C e reforçar a alimentação até que os pontos brancos sumam , normalmente demora de 12 a 18 dias para a cura total da doença .

Doenças causadas por bactérias ou vírus


Fungos na boca : Uma camada bem grossa de fungos na boca que parece algodão . O fungo pode ser associado à ferimentos onde possa existir bactérias . O tratamento pode ser feito através de fungicida e bactericida .

Hidropsia : É causada por bactérias que atacam os órgãos internos e os paralisam , por fora o peixe apresenta escamas eriçadas . Pode ser incurável . Deve-se usar um bom bactericida comercial ou 250 mg de Aureomicina para cada 20 litros de água ou ainda 50 mg de Tetraciclina durante 7 dias com trocas parciais de água diárias , fazer tratamento em local sem luminosidade .

Dactylogyrus : Falta de apetite , inflamação e inchaço nas brânquias , olhos esbranquiçados , respiração ofegante . Trate com Parasiticida comercial ou azul de metileno .

Nadadeiras roídas : Normalmente causada por bactérias , as nadadeiras se desfazem , ocorre mais em PH ácido , portanto antes de fazer algum tratamento corrija o PH para alcalino . Use um bactericida e alguma ração para estes fins como a alcon cure por exemplo .

Tuberculose ou barriga seca : A barriga fica retraída e o peixe fica magro , ocorre devido à má alimentação e má digestibilidade devido à falta de uma variação alimentar . Dificilmente tem cura , usar um bactericida bem potente para tentar resolver o problema .

Olhos inchados ( Pop Eye ) : Causado por bactérias , por fungos ou por vermes , o olho do peixe cresce tanto ao ponto de cair . Parasiticida e bactericida .

Buraco na cabeça ( hole-in-had ) : Ataca os órgãos internos , causando danos que podem ser irreversíveis , falta de apetite . No evolução final da doença aparecem cavidades e inchações na cabeça , a doença não é muito contagiosa . Use bactericida .

Doenças causadas por problemas na água

Água ácida demais : As nadadeiras se fecham , a natação fica irregular , as escamas eriçadas e o peixe apresenta tremores . 

Água alcalina demais : Respiração ofegante , perda de cor e de escamas .

Pois bem pessoal , acho que já dá pra uma ajuda , lembre-se de que a maneira melhor de evitar doenças é a prevenção , cuide do seu peixe mas também cuide do lar dele , alimente-o de maneira correta e deixe os parâmetros do seu aquário invariáveis , até a próxima .

Fonte da matéria : www.bettabrasil.com  



Nenhum comentário:

Postar um comentário