quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Alimentos vivos e seus benefícios

Muitos de nós criadores sabemos que apenas a alimentação à base de ração não é suficiente para mantermos nosso animais em perfeitas condições , em fatores como saúde , cor , e outros fatores que merecem ser observados .

No ramo de aquarismo encontramos diversos alimentos vivos auxiliares que podem ser usados nas dietas de nossos animais , abaixo estarei falando à respeito de alguns com seus benefícios e sua funcionalidade .



Infusório : O infusório é um alimento usado na dieta de alevinos até os primeiros dias de vida , ele é importante pois ajuda no bom crescimento durante essa fase , é fácil de conseguir , basta apenas usar um pequeno pote desses de maionese ou de azeitona , colocar matéria orgânica para decompor dentro do pote com água e vedar bem a tampa , coloque no sol até aparecer os infusórios , ministre no aquário utilizando um conta-gotas para os alevinos .

Vejam , deverá ficar parecido com esse , é uma receita fácil , para mim a mais simples de todas .










Artêmia ( artêmia franciscana ) : Conhecida como "artÊmia salina" ou camarão-de-salina" , é um pequeno crustáceo que vivem em lagos e lagoas cuja água contenha alguma salinidade , pode se encontrar em todos os continentes do planeta , tem um alto valor nutritivo e por isso é bem utilizado por criadores .

Os náuplios de artêmia são também um excelente alimento para recém-nascidos e peixes de pequeno e médio porte , o Betta por ter extinto predatório ama esses crustáceos pois estimulam a caça .

Olhem ai as artêmias , um monte delas , os Bettas iriam adorar estar nesse lugar .










Besouro do amendoim ( ulomoides desmetoides ) : Suas larvas tem um alto nível de proteína e gordura , também são encontradas em diversos tamanhos na colônia , lembrando-se que deve-se somente usar na alimentação as larvas , descartanto os adultos e as pupas que são duras demais para que o peixe as coma .

Aqui a amostra da colônia , alimentando-se do amendoim , que de preferência deve ser de boa qualidade .











Blood-worms ( chironomus sp. ) : Uma larva muito utilizada pelos criadores , possui 62% de proteína bruta e pode ser usada na fase inicial da vida do Betta , os criadores preferem utiliza-la liofilizada ou congelada .

As pequenas larvas , alguns utilizam três vezes na semana pois ela é muito rica em proteína .












Branchoneta : Lê-se "branconeta" . Também é chamada de artêmia-de-água doce , "camarãozinho" ou "bramcneque" . Seus náuplios possuem um alto valor nutricional e é usado para Bettas desde alevinos até peixes juvenis ou adultos , se alimentam de matéria orgÂnica em suspensão como bactérias e , algas , protozoários e etc .
















Daphnia : Conhecida como pulga d'água a daphnia é pequena o suficienta para a maioria dos peixes , serve como fonte de vitaminas ou aditivos alimentares , durante sua vida a daphnia troca por vezes seu exoesqueleto o que a torna mais macia e mais atraente ao peixe .
















Enquitréia : Verme branco de tamanho reduzido , com alto valor nutritivo , rico em vitamina , além de ser uma substancial fonte de proteínas , sais minerais e hidratos de carbono . Ótima fonte de nutrientes aos peixes .

Pode sobreviver por algumas horas na água do seu aquário , recomenda-se utilizar somente três vezes na semana para os adultos e para os alevinos não há restrições , mas é recomendado que não seja o alimento principal .



















Microverme : Excelente alimento para alevinos , são vermes brancos de formato ciclíndrico , podem chegar aos 3 mm .










Moina : Nutricionalmente são similares às daphnias e artêmias , porém mais resistentes , caso não sejam ingeridas podem se reproduzir no aquário .




















Pois bem pessoal , aqui estão exemplos de alimentos vivos auxiliares para a dieta dos Bettas e demais peixes , os citados são os mais comuns e mais fáceis de achar , espero ter ajudado e até a próxima .



Fontes: www.bettabrasil.com

6 comentários: