quarta-feira, 21 de março de 2012

Planejamento para seus futuros filhotes .

Qual de nós não tem um imenso prazer quando nossos exemplares se procriam ? Qual de nós não fica contentíssimo  ao receber novos peixes ? Desde o mais novo aquarista ao mais experiente há uma grande alegria em reproduzir aqueles cujos quais dedicamos tempo , esforço , aprendizado , cuidado e investimento .

Pois bem , mas como muitos sabem , grande parte dos aquaristas (principalmente iniciantes) reproduzem seus exemplares de forma irresponsável , sem ao menos ter preocupação com o que vão alimentar os filhotes , onde vão morar , quais as necessidades da espécie , como farão para manter a maior parte das crias vivas . Isso vem acontecendo com muita frequência e meu objetivo nesse post é ajudar aos interessados em uma boa reprodução a se planejarem antes da vinda dos novos peixes .

O princípio deste artigo não é explicar os processos de reprodução , e sim ajudar a planeja-la para que quando os filhotes chegarem eles já tenham seu próprio lugar , sua alimentação e suas necessidades organizadas e planejadas para serem supridas de forma responsável e adequada . Pegarei o Betta Splendens como exemplo para essa matéria .

         Planejando o futuro lar dos filhotes .

Como todos sabem , filhotes são bem mais frágeis que os adultos , o que é extremamente natural , portanto há a necessidade de uma atenção maior e mais detalhada à respeito de tudo que envolve a boa criação dos mesmos , atenciosidade no local onde estarão hospedados é o primeiro passo . Faz-se necessário então o uso desses equipamentos :


  • Aquário de 60 litros ; 
  • Filtro externo ;
  • Esponja de filtro ;
  • Termostato ;
  • Compressor de ar .


Recomendo um aquário de 60 litros com bastante vegetação e para melhorar na hora de fazer as manutenções necessárias é bom que não coloque nenhum tipo de substrato ou cascalho , assim facilitamos a limpeza , mas isso vai de cada um , contanto que garanta a qualidade da água está bom . O aquário de 60 litros permitirá que ao ver que os alevinos já atingiram um tamanho considerável para que possamos caracteriza-los como machos e fêmeas , no caso do Betta isso é importante pois sabemos que é um peixe extremamente territorialista e pode causar problemas na convivência com outros machos . Percebendo-se as diferenças o dono conseguirá separa-los .

O filtro evitará que ocorram variações na qualidade da água e permitirá que doenças catastróficas se alastrem pelo aquário e atinjam os filhotes , prevenindo doenças que possam futuramente causar-lhes dano e até morte .

A esponja serve para amenizar a correnteza da água , isso serve para evitar um estresse excessivo nos filhotes ou deformidades , coloca-se a esponja na saída do filtro para que a correnteza seja amenizada , no caso se o aquarista preferir ele pode colocar o nível da água correspondente à saída de água do filtro , mas eu recomendo que usem a esponja mesmo assim .

O termostato serve para manter a temperatura equilibrada , ele é um dos equipamentos fundamentais pois não permite variações de temperatura , tais variações poderiam promover a um choque térmico que levaria os peixes a adoecerem ou morrerem .

O Compressor de ar serve apenas para melhorar a oxigenação da água , ele é opcional pois o filtro também se encarrega desta função , mas se preferir pode usar o um compressor bem fraco , é importante também uma água bem oxigenada pois evita o aparecimento de bactérias e organismos oportunistas que levam os peixes à morte e principalmente alevinos , lembrando também que até o 25º ao 30º dia de vida os Bettinhas ainda não desenvolveram o órgão Labirinto que é utilizado para capturar ar atmosférico e por isso é necessária a oxigenação na água .

      Planejando as manutenções do aquário , um passo bem importante .

Planeje bem as suas manutenções , elas serão um passo importante para que seus alevinos cresçam saudáveis , TPA's , sifonagem e outros tipos de limpeza são essenciais , elas ajudam à retirar dejetos do fundo do aquário como fezes e restos de alimentos , proporcionam uma água livre de poluentes que ajuda ao crescimento rápido e sadio .

Alguns aquaristas utilizam métodos diferentes para manter a água sempre limpa , afirmam que a água sem poluentes ajuda no crescimento e na saúde do peixe , alguns fazem trocas parciais dia a dia , outros de 2 em 2 dias , outros de semana em semana e por aí vai , cabe a você entender que essas manutenções devem ser feitas com objetivo de manter a água livre de poluentes e por isso é importante uma manutenção regular e determinada . Logo irá perceber a diferença de manutenções planejadas do que uma coisa feita de última hora apenas por necessidade .

      A alimentação , se bem planejada , eficiente será .

Prepare uma lista de alimentos alternativos e alimentos que serão usados como base para os filhotes . Prepare uma dieta planejada e preparada para eles , estude as melhores formas de conseguir alimentos vivos necessários para o bom desenvolvimento deles , esse passo é para mim o mais importante pois o futuro deles depende muito da alimentação . Escolha alimentos ricos em proteínas e minerais , faça tudo certo para que quando for alimentar , não entre em desespero pois não havia preparado nada .

Alguns alimentos usados para alevinos :


  • Infusórios ;
  • Microvermes ;
  • Pequenas larvas de mosquito;
  • Náuplios de Artêmia salina .
Esses são apenas alguns dos diversos alimentos , dei este exemplo pois seriam esses os escolhidos por mim , escolheria também uma ração de boa qualidade , que lhes servirão de base alimentar .

Após todos esses processos está na hora de reproduzi-los :


Boa sorte ! 

sábado, 17 de março de 2012

Desenvolvimento do Betta Splendens .

Oi, boa tarde, a postagem hoje vai se referir ao desenvolvimento do Betta de sua forma larval até a sua fase adulta, toda sua formação e mudanças que ocorrem em sua anatomia e no seu desenvolvimento .

Alevinos

A fase de desenvolvimento do Betta no período larval é uma das mais desafiadoras, requerendo uma atenciosidade desde o nascimento até que se tornem juvenis, os Bettas requerem cuidado e atenção, atenção em alimentação, nas trocas parciais de água , que são uma grande ajuda nesta fase , um equilíbrio constante entra pH , temperatura e limpeza, uma alimentação abundante  e outros cuidados são fundamentais para que no futuro você obtenha exemplares fortes , saudáveis e sem deformações.

A partir de 48 horas de postura de ovos surge a eclosão e é aonde começa o cuidado, o Betta cuidará dos bebês durante dois dias aproximadamente e nessa etapa é onde deve-se começar a atenção com os filhotes. Lembre-se que a responsabilidade de preparo de local e alimentação deve ser sua para que numa possível reprodução estejamos preparados para o cuidado, dispondo de alimentos, local apropriado e certeza de que o manejamento será realizado com pontualidade e perfeitamente correto .

1° dia 

Os pequenos parecem pequenos fiapos espetados no ninho, sempre que caem tentar retornar e os que ficam no chão são recolhidos pelo macho com a boca e retornam ao ninho, nesse período os alevinos de alimentam do saco vitelino até o final do segundo dia que é a hora de retirar o macho pois a partir daí a responsabilidade será sua para com a alimentação, se mantê-las da maneira correta com certeza terá um bom resultado no futuro.

3° dia 

Na parte da manhã as larvas precisam começar a se alimentar, boas opções são o verme-do-vinagre, microvermes, infusórios ou algum pequeno verme para início, deem uma olhada nas culturas de alimentos que já foram postadas aqui no Blog.

Veja abaixo um roteiro de alimentos, para adaptação da alimentação do peixe, fazendo assim que ocorram mais variações até que os mesmos se tornem juvenis:


É bom que começar a aerar a água, use um compressor de oxigênio bem fraco para não estressar os peixinhos, lembre-se que até o vigésimo quinto ao trigésimo dia o labirinto ainda não está formado e para isso eles vão depender da respiração branquial até lá, nesse tempo eles subirão até a superfície mesmo não ocorrendo a troca de gases.

Com o passar do tempo vai perceber que as larvas começam a nadar na horizontal com movimentos rápidos e investidas no aquário.

Ao mesmo tempo e até o final do processo deverão ser feitas as trocas parciais de água, no mínimo 2 vezes por semana, o indicado seria de três a quatro vezes .

É bom que comece a acostuma-los com ração industrializada, pode esfarelar uma que seja em flocos ou triturar uma que seja em grânulos ou até mesmo comprar uma feita propriamente para eles, com o passar do tempo eles se acostumam e começam a comer o alimento por inteiro.

Com o passar do tempo eles irão crescer e exigirão um espaço maior e com uma qualidade melhor, comece utilizando um filtro em potência mínima ou um pouco menor e proteja a entrada do filtro para que eles não sejam sugados.

Em todos os processos é necessário o máximo de atenção e cuidado, pontualidade e precisão também são cruciais para este processo, limpeza, alimentação e níveis regulados serão no futuro a formação de indivíduos saudáveis e com longevidade.


Após a 20ª semana 

Após esse período já é possível começar a seleção de peixes, separar machos de fêmeas e escolher suas próximas matrizes, enfim já é possível diagnosticar completamente o peixe e caracterizá-lo.

Juvenis 

Os juvenis seriam no caso "as nossas crianças" e "pré-adolescentes", nessa época é preciso aquela turbinação na alimentação, uma boa qualidade de alimentos para que quando forem adultos sejam  bons reprodutores e tenham bastante saúde, é bom que os alimentemos à base de proteína, vitaminas e minerais que o ajudarão numa boa formação.

O cuidado com eles é bem parecido com o dos adultos mas atente-se que nessa fase o peixe ainda está em crescimento, portanto necessita de um cuidado um tanto maior do que com os adultos.

Atente-se a alimenta-los com uma mistura de alimentos utilizados tanto com alevinos quanto com adultos, sendo que os alimentos devem ser de preferência macios e que caibam em sua boca.

  • Alimenta-los de duas a três vezes ao dia com os seguintes alimentos: 
  1. Náuplios de artêmia salina, ministre de duas a três vezes por semana em dias alternados se for possível.
  2. Bloodworms, use uma ou duas vezes na semana, o bloodworm contêm bastante proteína que ajuda no desenvolvimento corpóreo e acelera o metabolismo do peixe.
  3. Spirulina, procure uma ração feita à base dessa excelente alga que ajuda no sistema digestivo do peixe, evitando constipação e outros problemas intestinais, duas ou três vezes na semana seria o suficiente.
  4. Ração industrializada de qualidade, a ração deve ser ministrada todos os dias, uma ou duas vezes, a preferência vai de sua escolha, procure as mais completas possíveis e as que durem mais pois o Betta não se alimenta muito portanto uma ração com qualidade e longa duração é muito bem vinda, tanto para o criador em forma econômica quanto para o peixe com saúde .


Com os alimentos citados você poderá organizar a dieta do seu peixe e poder marcar de forma correta para não atrapalhar o desenvolvimento dele até a forma adulta.

Adultos 

Chegamos então nesta que é uma das principais fases da vida do Betta, é nela que o peixe irá se reproduzir  e continuar sua descendência.

Nesta fase o corpo do peixe já está completamente desenvolvido, com suas caudas e outros fatores completos, e sua alimentação é bem parecida com a do juvenil, sendo que é um pouco diminuída e somente usada com mais excesso na época de reprodução, quando o peixe precisa estar forte e preparado para o feito.

Alimenta-lo agora é fácil e só depende de sua atenção, uma dieta para eles pode ser tirada dos alimentos vivos que já foram postados aqui no blog e sobre reprodução vocês podem procurar também por aqui. Felizmente o Blog já falou sobre a alimentação e reprodução deles.

Agora é com você, ai está uma postagem para ajuda-los a tirar suas dúvidas quanto ao desenvolvimento completo dos Bettas, sigam e tenho certeza que serão bem-sucedidos.

Até.

Fonte: www.bettabrasil.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

Anatomia externa

Anatomia Externa
O formato dos Bettas splendens é estabelecido pelo esqueleto ósseo. A coluna vertebral vai da cabeça (onde está localizado o cérebro do animal) à cauda e é feita por pequenas vértebras.
Ligadas às vértebras estão as costelas, que protegem a maioria dos órgãos vitais.
Placas ósseas, chamadas opérculos, uma de cada lado, recobrem as guelras.
Anatomia externa de um macho
Os machos tem as cores mais intensas, as nadadeiras mais longas e são muito territorialistas. Na fase adulta, possuem um porte maior do que as fêmeas, em geral. O macho é quem fabrica o ninho de bolhas.
Um bom espécime deve ser corpulento, forte, sem ser gordo. Os mais agressivos, ao se ver no espelho ou a outro exemplar macho, normalmente são os melhores reprodutores e pais.
Anatomia externa de uma fêmea
As fêmeas apresentam um ponto branco na região anal, o "oviduto", por onde são expelidos os ovos durante o casamento.


Nadadeiras

É um dos critérios de grande relevância na definição da linhagem e escolha de matrizes para reprodução de um espécime. As nadadeiras se projetam do corpo, em locais determinados, e são sustentadas pelas barbatanas (raios cartilaginosos). Quanto mais ramificados forem estes raios cartilagionosos, maior sustentação e amplitude fornecem às nadadeiras.
Podem ser:
Caudais
  • Single Tail (Cauda Simples) [ ST ]

    • Plakat [ PK ]
      Cauda curta, encontrada em espécimes selvagens. Muito semelhante à cauda de uma Betta fêmea atual.

      • Delta [ D ]
        Mutação. A cauda tem a formade um delta, a partir do pedúnculo caudal. A amplitude é medida em graus, podendo variar entre 50 e 70 graus.

      • Super Delta [ SD ]
        Mutação. É mais larga que a cauda em delta. Varia entre 70 e 120 graus.

      • Ultra Delta [ UD ]
        Mutação. Mais ampla ainda, variando entre 120 e 170 graus. Não é reconhecida oficialmente (concursos).

      • Over Half Moon [ oHM ]
        Mutação. Tem formato que excede o desenho de uma meia-lua. Cauda com mais de 180 graus.

      • Crown Tail [ CT ]
        Mutação. Os raios da cauda se projetam além do final da cauda, formando um padrão semelhante ao de uma coroa.

        Variações:

        • Single Ray (Raio Único) [ SR ]
        • Double Ray (Raio Duplo) [ DR ]
        • Double Double Ray (Raio Dobro Dobro)
          [ DDR ]
        • Triple Ray (Raio Triplo) [ TR ]

    • Long Tail (Cauda Longa) [ LT ]

      • Veil Tail (Cauda de Véu) [ VT ]
        Mutação. Cauda longa, a mais comum de se ver em lojas de aquários.

      • Delta [ D ]
        Mutação. A cauda tem a formade um delta, a partir do pedúnculo caudal. A amplitude é medida em graus, podendo variar entre 50 e 70 graus.

      • Super Delta [ SD ]
        Mutação. É mais larga que a cauda em delta. Varia entre 70 e 120 graus.

      • Ultra Delta [ UD ]
        Mutação. Mais ampla ainda, variando entre 120 e 170 graus. Não é reconhecida oficialmente (concursos).

      • Half Moon [ HM ]
        Mutação. Tem o formato de meia lua. Cauda com 180 graus e os seus raios tem o mesmo comprimento.

      • Over Half Moon [ oHM ]
        Mutação. Tem formato que excede o desenho de uma meia-lua. Cauda com mais de 180 graus.

      • Crown Tail [ CT ]
        Mutação. Os raios da cauda se projetam além do final da cauda, formando um padrão semelhante ao de uma coroa.

        Variações:

        • Single Ray (Raio Único) [ SR ]
        • Double Ray (Raio Duplo) [ DR ]
        • Double Double Ray (Raio Dobro Dobro)
          [ DDR ]
        • Triple Ray (Raio Triplo) [ TR ]

  • Double Tail (Cauda Dupla) [ DT ]
    Mutação. A cauda é naturalmente cortada ao meio, formando dois lobos caudais. O corte deve iniciar imediatamente após o corpo. A nadadeira dorsal de um Double Tail é ampla.

  • Triple Tail (Cauda Tripla) [ TT ]
    Mutação rara e não fixada. A cauda é naturalmente cortada em três partes, formando três lobos caudais. Os cortes se iniciam imediatamente após o corpo.
Dorsais
As nadadeiras dorsais dos Bettas splendens também variam de formatos, podendo assumir as seguintes variações:


Formato do Corpo

O formato do corpo também tem relevância, podendo assumir as seguintes variações:
Formato do Corpo



Abraço.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Manual de Reprodução de Bettas e alimentação dos alevinos

Olá!


Estou escrevendo este manual de reprodução de Bettas para sanar muitas duvidas de iniciantes, que por se aventurarem, cruzam seus peixes sem a maior noção de como manter os filhotes até a idade adulta, e por fazerem algo errado acabam perdendo toda a ninhada e caem na decepção...



Veremos a seguir os passos mais importantes para uma reprodução de sucesso e tranqüila. Vamos começar pela escolha do casal. Se você quer seguir determinada linhagem de cor, procure um casal parecido (nas características de cores, caudas, formato do corpo, agressividade, etc), mas se a sua intenção é ousar ou reproduzir somente de forma doméstica, a escolha é sua.
  1. O macho - Na hora da compra, ele deve ser maior que a fêmea (isso vai facilitar o "abraço nupcial"), os peixes devem ser ativos, agressivos e responderem prontamente ao lhes oferecer alimentos; peça para o vendedor dar um pouco de ração ao macho e aproveite para ver qual o alimento lhe é fornecido. Isso vai lhe ajudar mais para frente. 
  2. A fêmea - Deve seguir os mesmos critérios de escolha do macho, deverá ter a aparência levemente “redonda”, e com o diferencial citado acima (tem de ser menor). Quando do acasalamento a fêmea irá apresentar listas bem escuras na vertical, e no orifício anal aparecerá um pontinho branco aparentando um minúsculo ovo.

Fêmea preparada para reprodução- em destaque o ovopositor(ponto branco mostrado pela flexa)

Escolhido o casal, é hora de começar a "turbinar" a sua alimentação, seguindo uma dieta rica em proteínas, principalmente para o macho que durante o processo de reprodução e manutenção dos alevinos, não irá se alimentar e poderá emagrecer bastante. Alguns animais chegam a falecer.
Faça o seguinte por duas semanas com espaços de três em três horas:

  • Forneça artêmias salinas vivas em quantidade suficiente (cerca de 10 a 15 unidades).
  • Forneça Tetra BettaMin (que deve ser a sua principal ração, esqueça aquelas rações de bolinhas, elas não prestam para nada e muitas vezes acabam por dar constipação intestinal nos Bettas) em quantidade suficiente, você vai saber o quanto.
  • Dê Bloodworms; a Tetra tem uma ração destes animais liofilizados. Se você desejar poderá dar também Enquitréias, muitas lojas vendem culturas destes pequenos vermes que são uma ótima fonte de alimento.
  • De dois em dois dias dê pedacinhos bem pequenos de coração de boi limpo e raspado, como a segunda alimentação do dia.

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS:

farei uma lista com os seguintes equipamentos que você OBRIGATORIAMENTE deve comprar:
  • Um aquário de NO MÍNIMO 20 litros;
  • Um aquecedor com termostato adequado para a litragem do aquário em que será usado para reprodução;
  • Uma luminária com lâmpada de 15 W a 20 W( fluorescente);
  • Uma garrafa de refrigerante de 2 litros (transparente);
  • Um copo plástico descartável, fita adesiva e tesoura;
  • Um aerador com pedra porosa e regulador de ar.
Em primeiro lugar, o aquário de reprodução deverá ficar em um lugar de pouco ou nenhum movimento e sem sol incidindo diretamente sob ele, ressaltando que não deverá existir nenhum ornamento, pedras, ou substrato no aquário.Com o copo plástico de pé, corte metade dele na vertical e cole-o na lateral do aquário com a fita adesiva de forma que fique boiando com a parte cortada virada para baixo, para que pareça uma toca. Qualquer material que flutue e não polua a água pode ser usado. O copo cortado deve ficar formando um "U" de cabeça para baixo, lembrando o arco de um túnel. Este passo é muito importante, pois é aí que o macho sustentará o ninho. Se você preferir, poderá usar alguma planta flutuante (como o musgo de Java) igualmente preso a lateral do aquário. Para a colocação da fêmea, usa-se o pote de maionese. Este deve ser bem lavado em água corrente e posteriormente seco ao sol. Se for usar a garrafa plástica de refrigerante, corte fora a parte de cima da garrafa, deixando a parte de baixo com cerca de 15 cm de altura, é ai que a fêmea irá ficar dentro do aquário.

Depois de feito tudo isso, é hora de montar o aquário. A coluna de água deverá ser de no mínimo 8 e no máximo 12 cm, eu particularmente uso com 15 cm, use um condicionador para água como o Tetra Aquasafe, coloque o aquecedor (deixe-o ligado). Durante a reprodução a luz deverá ficar ligada todo o tempo, e a temperatura deverá ser constante, não menor que 25 ou maior que 28°C. Deixe o termômetro preso no vidro para que ele não flutue não destrua o ninho. Após a temperatura estar estabilizada, coloque no centro do aquário a fêmea que deverá estar dentro do recipiente escolhido (garrafa), com o nível da água de dentro do recipiente 2 cm a baixo que o nível de água do aquário, isso vai facilitar para que o macho sempre veja a fêmea por todos os lados e abaixo dele. Ligue a luz e coloque o macho no aquário principal de reprodução, que deverá ficar tampado para não dissipar rapidamente o calor. Deixe-os sozinhos. Nas próximas 24 horas o macho irá cortejar a fêmea e preparar o ninho.
A garrafa deve ser cortada dessa maneira**
Tudo deve ficar assim

O Acasalamento: 
Considerando que o ninho foi feito, é hora de soltar a fêmea no aquário. Não fique muito próximo, pois isso faz com que o casal fique tímido, só aconselho ficar de olhos bem abertos, pois o macho vai dar umas "pancadinhas" na fêmea, forçando para que ela fique na parte de baixo do ninho. Neste momento, devido às “corridas” dos dois, o ninho pode ser afetado e parcialmente desfeito, não se preocupe, o macho irá refazê-lo todo o tempo. Quando a fêmea estiver embaixo do ninho, em no máximo 24 horas o acasalamento deve ocorrer, normalmente acontece entre as primeiras horas da manhã. O macho dará o "abraço nupcial" e a fêmea irá expelir os ovos, que prontamente serão fertilizados instintivamente. Os ovos cairão até o fundo, o macho irá pegar com a boca e colocará com cuidado no ninho. Sempre refazendo e ajeitado o mesmo. Neste tempo a fêmea ficará parada muitas vezes parecendo estar em transe, algumas delas ajudam o macho no processo de recolher os ovos fertilizados e guardar no ninho. Mas se nos primeiros abraços nupciais não sair nenhum ovo, não se assuste, é porque o macho ainda não tem experiência, mas não se preocupe porque após o 3° ou 4° abraço o macho "pega o jeito". 

                                           Abraço nupcial


Todo este esforço repetitivo dura cerca de 2 a 3 horas e em média são expelidos de 300 a 1000 ovos. Após o término do acasalamento, retire imediatamente a fêmea, pois ela pode tentar comer os ovos que estão depositados no ninho e o macho vai defendê-los até a morte. Alimente-a no dia seguinte com artêmia salina viva, verifique se há algum machucado em seu corpo e trate adequadamente. 
     O macho vai revirar o ninho a todo instante, fazendo isso ele dará mais oxigenação aos ovos e previne contra a infestação de fungos. A esta altura os ovos estão amarelados com pontinhos escuros bem pequeninos. Em 24 ou até 48 horas eles eclodirão, os alevinos ficarão presos aos ovos através do saco vitelino (por onde irão se alimentar pelos próximos 2 dias iniciais de sua vida). Os filhotes que caírem serão devolvidos imediatamente pelo macho ao ninho. Quando os alevinos estiverem nadando na horizontal(após 2 dias do nascimento), é hora de retirar o "papai" do aquário, pois o mesmo poderá comer toda a sua cria. Lembre-se de reforçar a alimentação do macho à base de proteína, principalmente artêmia salina e Bloodworms.





-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MANUTENÇÃO DOS ALEVINOS:


A manutenção dos alevinos deverá acontecer da seguinte forma:
  • Nos 2 primeiros dias de vida você não deve alimenta-los, pois estarão consumindo o saco vitelino;
  • enquanto eles consomem o saco vitelino, você deve preparar os infusórios para a alimentação deles após o 4° dia de vida, segue uma receita abaixo:
Você vai precisar de:
  1. 1 pote de vidro de boca larga, de preferência;
  2. água descansada e sem cloro suficiente para colocar neste vidro;
  3. 1 folha de alface (murcha) - opções chicória ou almeirão;
  4. leite em pó (uma pitada pequena);
  5. meia de nylon feminina para tampar o vidro (pedaço de meia velha);
  6. elástico de costura para prender a meia à boca do vidro.

Cultura de InfusóriosComo fazer:
  1. Pegue uma folha limpa de alface e deixe murchar à sombra por 24hs;
  2. Coloque esta folha murcha na água descansada e sem cloro que vc separou num vidro (de preferência de boca larga, para facilitar a coleta);
  3. Coloque um pequena pitada e leite em pó (servirá de alimento para os micro organismos);
  4. Feche este pote com a meia de nylon feminina, para evitar moscas e pernilongos.
    Faça vários vidros, com diferença de uns 3 dias entre um começo de cultura e outro, para que não falte alimento para os alevinos, se o volume de filhotes for muito grande.

Coleta e Oferta:
Dentro de 1 ou 2 dias (+/-) a água ficará bem turva - sinal de que está repleta de micro organismos para você fornecer aos peixes. Eles vivem a custa de matéria orgânica, que é ingerida constantemente, pois sua multiplicação é realizada muito rapidamente, e em questão de horas sua população cresce muito. A cada 24 horas pode-se realizar colheitas, com milhares de seres.
Reponha a água que vc tirou e se necessário inclua outra(s) folha(s) murcha(s) e outra pequena pitada de leite em pó, se a anterior já estiver bem decomposta. Renove a cultura no máximo 15 dias depois, pq começa a cheirar muito mal.
Você pode coletar o infusório com uma pipeta, seringa ou um conta-gotas para colocar no aquário das larvas de Betta splendens. Pequenas quantidades em vários pontos do aquário, várias vezes ao dia.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Primeiramente vocês devem fazer da seguinte forma:

Pela manhã a tarde e a noite: ministrem diversas gotas da cultura de infusórios por diversas áreas do aquário. ofereça somente esse tipo de alimento durante os 15 primeiros dias de vida dos alevinos.   

após esse período, comece a variar a alimentação dos alevinos com gema de ovo. Cozinhe o ovo e retire somente a gema para fazer uma espécie de papa, misturando-a com um pouco de água.


forneça aos alevinos essa papa junto com os infusórios, mas em menores quantidades:


se você oferece a eles 10 gotas de infusórios, você deve ministrar juntamente 4 gotas da papa junto com os infusórios.


Após o primeiro mês de vida pode-se comecar a oferecer nauplios de artêmias recém eclodidos, dafnias e microvermes. Depois de mais um mês alimentando só com esses alimentos, entra-se com a ração PRÓPRIA PARA ALEVINOS! 
Muitas pessoas tem o hábito de esfarelar ração para adultos e oferecer a eles, essa ação não adianta em nada pois não pode suprir os alevinos com os nutrientes que eles necessitam. Não se deve usar ração de má qualidade para eles pois também não adianta em nada. A Sera tem uma ótima linha de rações para alevinos, o ideal é comprar dois potes de tipos diferentes e ir variando a alimentação AO MÁXIMO
conforme eles forem crescendo deve-se ir aumentando o tamanho do grão da ração, até chegar na ração de adulto. 


Bom gente! tá ai! eu cuido dos meus assim e nunca tive problemas, nem perdas maiores de 15 alevinos por ninhada.


Abraço e até a proxima!