sábado, 25 de fevereiro de 2012

Variedades de caudas do Betta Splendens

Olá , Bom dia . O assunto agora é a identificação do seu Betta , muitos aquaristas se perguntam : "Qual tipo de Betta eu tenho ?" , querem saber o tipo de animal que tem por curiosidade ou até mesmo para determinar uma linhagem . Os Bettas domésticos possuem variações tanto em cor como anatomia . A maioria das pessoas utilizam nomes ingleses para identificar o Betta como "Veiltail" (cauda longa) . Os Bettas possuem quatro nadadeiras , a nadadeira Dorsal (que fica em cima do dorso do animal) , a "barriga" , a nadadeira Ventral ou Pélvica (localizada bem próximo à cabeça do animal e a última que é a Caudal , e normalmente por ela o tipo do animal é identificado . Vamos às identificações :

Double Tail (cauda dupla) : Podemos dizer que essa cauda está na origem das dos diferentes tipos de caudas de hoje as quais conhecemos , sua característica é de uma cauda dividida em duas partes , na regra geral a sua divisão é homogênea e existindo tanto curtas como longas , há alguns casos de caudas de lados diferentes tanto no comprimento quanto na largura , mas também são consideradas caudas duplas .

                Um exemplo para que possam ver , observem a nadadeira caudal e veja como é divida .

Veiltail (cauda véu) : Esta cauda é caracterizada por possuir um tipo longo e bem fino , quando o macho se exibe ela apresenta uma abertura maior na parte mais perto da base do tronco do que na extremidade , deixando sua forma muito parecida com um véu .

                           Aqui a representação da cauda , vejam como é bem longa igual a um véu .

Deltas DT (cauda delta) : Esta cauda é caracterizada por ter um tamanho bastante razoável e pela abertura em forma de leque , o que diferencia a cauda véu , quando o macho se exibe ela é aberta podendo obter um abertura de 30° a 100° de ângulo .

                                Mais uma demonstração , observem a cauda em forma de leque .

Super Delta Tail ( cauda super delta ) : A cauda tem a mesma característica da Delta mas seu ângulo pode ser bem maior , pode variar entre 100° e 180 ° , quando encontramos exemplares com essa característica ele pode ser muito bem confundido com o Halfmoon .

                                Reparem no formato de leque da cauda com o ângulo bem maior .

Halfmoon (cauda meia lua) : Os Halfmoon são chamados assim devido a sua cauda ter um ânulo de 180° , para os amantes do peixe ele é considerado como máximo de beleza , quando ele se ouriça para se exibir ou demonstrar sua força , possui caudas e barbatanas longas o que o faz um peixe harmônico . Também encontramos nessa variedade de peixe encontramos uma diversidade de cores que é o resultado da combinação de machos com cores sólidas e fêmeas com cores variadas , encontrando cores mármores , exóticas e butterfries . Também existem exemplares com o ângulo da cauda superior a 180° que são chamados de overhalfmoon .

           Vejam como o ângulo da cauda desse é superior ao da imagem acima , um belo Halfmoon .

Crowntail (cauda de coroa) : A cauda mais simples de ser identificada é exatamente essa , ela é totalmente diferente das outras possuindo a características de barbatanas com formatos espinhosos e agudos . Essa pode ter vários tipos de raios como duplos , triplos , múltiplos , desordenados , cruzados com o Kingcrowntail , curtos e longos .

                          Vejam como é diferenciada , seus raios são muito bonitos e eriçados .

Plakat (cauda curta) : Cauda com mais características de seus ancestrais , pode ser bastante curta e aredondada , a barbatana ventral tem um acabamento característico acabando na maioria em bico . Ao longo dos tempos com poucas modificações , mas já existindo muitos deles com cauda bastante aberta , quase com o ângulo de um HM (180°) , e possuidores do gene halfmoon .

          Reparem como lembra bastante seu ancestral , com a maior característica que é a cauda curta .


Pois bem pessoal , mais uma postagem do nosso blog , espero que esclareçam suas dúvidas quanto a anatomia de seus exemplares .


Fontes: Wikipédia e www.bettabrasil.com

2 comentários:

  1. muito legal , eu tenho 4 bettas , acho que 2 tem a cauda "deltas" e os outros dois tem a cauda "plakat"
    valeu !!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do seu trabalho, você me ajudou a descobrir mais coisas sobre bettas, muito obrigado.

    ResponderExcluir